PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS: POSSIBILIDADES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A ÓTICA DA BNCC

Michel da Costa, Juliana Lins da Silva, Aparecido Fernando da Silva, Elisabeth dos Santos Tavares

Resumo


O presente artigo é um recorte de uma pesquisa científica, onde essa parte é correspondente à revisão de literatura amplamente desenvolvida no que tange à utilização dos materiais manipulativos no ensino de matemática, especificamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com o objetivo deste trabalho foi reconhecer a potencialidade desses recursos para práticas educativas bem sucedidas e ampliar o repertório de materiais. Além da pesquisa documental proporcionada pelos estudos aprofundados das ideias concernentes aos materiais oficiais, tais como Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (1997), atualizadas pela Base Nacional Comum Curricular (2017) e referenciais teóricos renomados Aragão(2012), Shih (2012), Berton e Itacarambi (2009), Starepravo (2009) e Smole (2007). À luz desses teóricos pudemos compreender o potencial que os materiais manipulativos possuem nas práticas de ensino de matemática.

Palavras-chave


Educação Matemática. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Materiais Manipulativos. Base Nacional Comum Curricular.

Texto completo:

PDF


ISSN - 2447-8377 -