FORMAÇÃO DOCENTE INDÍGENA:TRAJETÓRIA E DESAFIOS DO DIÁLOGO INTERCULTURAL

Maria Perpétua Baptista Domingues

Resumo


O objetivo deste texto é refletir sobre a formação dos professores indígenas no Brasil, sua trajetória, especificidades e desafios. A formação do docente indígena emerge em sincronia com os debates acerca da temática da identidade e nas análises sobre multiculturalismo e educação, temas que tem se destacado no pensamento educacional, dentro e fora do Brasil. Políticas de valorização da diversidade étnico-racial e cultural, voltadas para a superação da desigualdade, do preconceito e da intolerância, trazem para a pauta o protagonismo do indígena professor no cenário educacional brasileiro. Esta formação, que se espera específica, bilíngue e intercultural, aponta para as dificuldades do diálogo intercultural, que carece de problematizações, sob o risco de minimizar desigualdades e/ou reificar o conceito de cultura.

Palavras-chave


professores indígenas; formação docente; interculturalidade

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ISSN - 2447-8377 -