CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO E CURRÍCULO EM EDUCAÇÃO (A DISTÂNCIA): PRESSUPOSTOS TEÓRICOS PARA A CONSTRUÇÃO DE MEDS

Antonella Carvalho Oliveira, Antonio Carlos Frasson, Damaris Leite Godoy

Resumo


O objetivo deste trabalho é contribuir para a construção de Materiais Educacionais Digitais (MEDS) para a Educação a Distância (EAD) articulando as concepções de educação e currículo que permeiam o processo ensino aprendizagem. O trabalho versa sobre três eixos temáticos: concepção de educação e currículo, EAD e a construção de MEDS, com a convicção que o primeiro tem significativa interferência e pode ser um diferencial na elaboração de materiais para EAD. As discussões se apoiam em autores da atualidade, bem como clássicos em educação, portanto, a pesquisa tem cunho bibliográfico. É exploratória porque embora a EAD seja constante alvo de pesquisas no Brasil, são parcos os trabalhos que aliam concepções de educação a materiais digitais. Partiu-se da premissa neste estudo, que os MEDS são recursos digitais elaborados intencionalmente para favorecer a aprendizagem. Para fins de planejamento da pesquisa, foi levantado o seguinte problema de pesquisa: Como as concepções de educação e currículo presentes no processo ensino aprendizagem contribuem para a construção de MEDS? A conclusão aponta que é alta a importância da utilização das teorias de educação, especialmente a teoria histórico crítica, para a construção de materiais digitais para a EAD. Indica também a viabilidade da utilização destas teorias para a ampliação e qualidade de MEDS, bem como o desvelamento das concepções que por muitas vezes são contraditórias com a prática e podem representar uma barreira para o alcance dos objetivos da educação, seja ela presencial ou não.

Palavras-chave


Educação à distância, Currículo, Materiais educacionais digitais.

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ISSN - 2447-8377 -