MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: A TV DIGITAL E A CONSTRUÇÃO DE UM SABER CRÍTICO E PARTICIPATIVO

Maria do Carmo Machado Rigon

Resumo


O trabalho a seguir teve como objetivo principal verificar as possibilidades de utilização dos recursos da TV Digital para a construção de um saber crítico e participativo, focando-se principalmente na formação de professores. O estudo considerou ações governamentais com finalidade de inclusão social através da inclusão digital no meio educacional; a experiência dos professores com a apropriação tecnológica; e, a expectativa governamental em relação ao uso da TV Digital para o desenvolvimento da educação a distância, por meio da capacitação de professores. A pesquisa foi delimitada a professores da rede pública de escolas do ensino médio do DF, diretor de Escola, gestor representante do governo e pesquisador. O estudo tem base teórica que analisa o impacto da introdução midiática no contexto escolar, além da visão de pesquisadores envolvidos com o desenvolvimento do Sistema Brasileiro de TV Digital-Terrestre (SBTVD-T). Foram realizadas entrevistas e pesquisa documental para o levantamento dos dados que confirmassem ou refutassem a opinião vigente, além da análise específica do Programa TV Escola. A análise dos resultados demonstrou que ainda persiste uma resistência dos professores à apropriação de mais uma mídia, apesar da crescente preocupação governamental em propiciar o acesso. O resultado da pesquisa demonstrou que o potencial da TVD é grande, porém é necessário que o professor seja sensibilizado para o seu uso de forma crítica.

Palavras-chave


formação de professores; formação continuada;formação

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ISSN - 2447-8377 -