O BRINCAR NA NATUREZA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL

Mauricelia Firmino de Santana Silva, Winnie Gomes da Silva Barros

Resumo


O debate do brincar deve ser um dos temas centrais na formação inicial docente, pois compreende-se as suas contribuições para o desenvolvimento psicossocial, neurológico e pedagógico. Contudo, a temática do brincar na natureza na formação de professores é pouco expressiva (conforme a realidade do campus Mata Norte da Universidade de Pernambuco). A partir dessa situação, foi desenvolvida a oficina “Brincando na natureza para criar conexões na vida e no cérebro”, realizada no evento da Semana de Biologia (edição 2022) organizado pela coordenação de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco. O objetivo da atividade foi promover um momento de reflexão teórico-prático sobre o brincar na natureza. A partir dessa experiência, foi possível identificar a falta de conhecimento dos estudantes sobre as contribuições do brincar na natureza no contexto escolar; comportamento “tímido” para brincar e explorar as áreas verdes; interesse sobre a temática. Assim, entendemos a importância de desenvolver mais atividades com foco no brincar com a natureza, a fim de contribuir na formação inicial docente.

Palavras-chave


formação, formação de professores, formação inicial



ISSN - 2447-8377 -