PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA TRADICIONAL: EXPERIENCIAS REFLEXIVAS ENTRE TEORIA E PRÁTICAS

JARSON DA SILVA

Resumo


Este artigo visa demonstrar a importância de uma abordagem educacional que integre a vida e a sociedade ao processo de aprendizagem. Para tanto, utiliza-se de uma metodologia bibliográfica e estritamente qualitativa para analisar a necessidade de superar as limitações da educação tradicional, destacando o pensamento de Dewey como alternativa à abordagem enciclopedista. Dewey, renomado por suas contribuições na filosofia da educação, contesta os fundamentos da pedagogia tradicional, propondo uma educação que ultrapasse os limites físicos da escola, inserindo-se na vida cotidiana e na sociedade. Exploramos os contextos históricos pertinentes e conceitos da filosofia deweyana que diferenciam abordagens autoritárias de uma centrada no desenvolvimento natural e democrático, indo além dos muros da escola. A originalidade deste trabalho reside na articulação desses elementos para promover uma compreensão mais holística e dinâmica da educação numa abordagem escolar conectada com a sociedade num esforço de superar os seus problemas de distanciamento da experiência, fonte efetiva da problematização humana. Os resultados destacam a importância de uma abordagem educacional contextualizada e integradora, enquanto as contribuições teóricas incluem uma crítica à rigidez da educação tradicional e a promoção de um modelo mais flexível e adaptável às necessidades contemporâneas.

Palavras-chave


Contextualização, Democracia, Educação, Integral, Dewey.



ISSN - 2447-8377 -