FORMAÇÂO CONTINUADA EM GESTÃO ESCOLAR: GESTÃO DEMOCRÁTICA

Lusilclene Lopes Sousa, Ezequiel de Oliveira

Resumo


A formação continuada em gestão escolar: a gestão democrática. O objetivo deste trabalho foi compreender na literatura acadêmica o que é a formação continuada em gestão escolar. A metodologia escolhida para o desenvolvimento desse estudo foi à pesquisa bibliográfica, que tem por objetivo o levantamento de conhecimentos por meio de livros, artigo científicos, dissertação e teses. De caráter qualitativo é indicada para estudos que tratam sobre as questões da subjetividade humana como a Educação. De acordo com o que foi estudado na literatura pode-se entender que a formação continuada em Gestão Escolar no Brasil é indicada para professores que possuem licenciatura e desejam se tornar diretores de escola. Considerada uma especialização do nível de pós-graduação lato sensu, esse curso pode ser cursada na modalidade presencial ou educação a distância com carga horária de no mínimo 360 (trezentos e sessenta) horas. Seus eixos de formação estão separados em três tipos e entre eles estão: o direito a educação e a função social da escola básica; políticas de educação e gestão democrática; e por fim a elaboração do PPP e práticas democráticas da gestão escolar. A avaliação e a certificação do curso de formação continuada em gestão escolar têm por objetivo dar ênfase ao processo de aprendizagem do discente por meio de procedimentos como autoavaliação, avaliação à distância ou presencial, a elaboração do trabalho de conclusão de curso e a certificação deve cumprir as normas da universidade escolhida pelo discente.

Palavras-chave


Formação Continuada. Gestão Escolar. Organização Educacional. Gestão Democrática.

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ISSN - 2447-8377 -