ESTRATÉGIA INTERDISCIPLINAR: O FOLCLORE COMO INSTRUMENTO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOS ESTUDANTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Elisene Gonçala Rocha, Suzana Onetta Onetta Jaremezuk, Clarice Spies

Resumo


O folclore é a ciência do povo e a escola é um ambiente adequado para suas manifestações, visto que a instituição faz parte e promove o encontro entre pessoas oriundas de diversos seios familiares com culturas folclóricas diferentes. Esta atividade teve como objetivo, envolver os estudantes do ensino médio em ações folclóricas brasileiras regionais para que estes possam representá-las e demonstrá-las aos alunos da educação infantil, promovendo a socialização do conhecimento através do processo de ensino e aprendizagem. Esta envolveu alunos das primeiras séries do Ensino Médio e alunos de uma turma da Educação Infantil Municipal do interior do Estado do Pará. Foram feitos pesquisa sobre os conhecimentos prévios dos alunos do Ensino Médio para investigar seus conhecimentos e habilidades sobre o folclore. Após a realização de aula expositiva, pesquisas e discussão sobre o assunto, os jovens definiram as atividades folclóricas à serem transmitidas as crianças. O resultado foi de interação, socialização, interação e conhecimentos através do processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave


Alunos. Educação. Ensino Médio. Crianças. Socialização

Texto completo:

PDF


ISSN - 2447-8377 -