CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOBRE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO MATO GROSSO

Roselaine Pontes de Almeida, Bruna de Oliveira Julião, Luciana Mota Dias Brites

Resumo


Consciência fonológica são habilidades que possibilitam a identificação e manipulação dos segmentos sonoros de um idioma, fundamental à alfabetização. Esse estudo objetivou identificar concepções, conhecimento teórico e práticas de ensino da consciência fonológica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada entre agosto e dezembro de 2021, com 461 docentes da rede pública do Estado do Mato Grosso. Eles responderam uma escala contendo 14 frases para a autoavaliação. Foi realizada uma análise descritiva dos dados. Os resultados demonstraram que, em geral, os professores concordam que a estimulação da consciência fonológica é essencial às crianças. No entanto, há ausência de clareza total sobre o tema e carência de conhecimentos para avaliação e estimulação em sala de aula. Conclui-se que é importante investigar se essa realidade poderia ser modificada ao apresentar esse tema com maior ênfase desde a formação inicial do professor, dada sua relevância.

Palavras-chave


Educação, Prática pedagógica, Consciência fonológica

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ISSN - 2447-8377 -