MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A ATUAÇÃO DOCENTE NA PRODUÇÃO TEXTUAL COLABORATIVA EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO

Rosiane Maria Pereira Alves, Ivanda Maria Martins Silva

Resumo


O objetivo desse estudo é analisar a atuação docente na educação a distância, priorizando a mediação pedagógica aplicada na produção textual colaborativa em fóruns de discussão. Para tanto, a questão de pesquisa configura-se a seguir: de que forma a atuação docente na mediação pedagógica em fóruns de discussão pode orientar a construção de produções textuais colaborativas? Em termos metodológicos, a investigação é de natureza qualitativa, com observação não participante no ambiente virtual de aprendizagem, tendo em vista as contribuições da netnografia e da análise dialógica do discurso para o estudo da atuação mediadora docente em fóruns de discussão. Os resultados obtidos nas análises levaram-nos a um entendimento do quanto a atuação mediadora docente, no fórum de discussão online, necessita ser discutida e aperfeiçoada, com vistas ao fomento das relações dialógicas dos discursos emitidos e das produções textuais colaborativas no processo educativo.


Palavras-chave


Educação a Distância; Mediação Pedagógica; Fórum de Discussão; Produção Textual Colaborativa.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020