FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA COVID-19: O DIÁLOGO FREIREANO NA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM

Priscila Barros David, Paula Pinheiro da Nóbrega, Bruno Saboia Sobral, Indira Abreu Garcia

Resumo


Neste estudo, apresentam-se os resultados da avaliação de um curso de formação voltado a professores universitários conforme o seu alinhamento à abordagem dialógica de Paulo Freire, verificando-se, paralelamente, o potencial da Plataforma Google Classroom para a condução dessa abordagem metodológica. O contexto de oferta do curso (durante a pandemia da COVID-19, entre maio e junho de 2020) foi particularmente adequado ao interesse de professores universitários por uma formação sobre possibilidades metodológicas dialógicas. Participaram do estudo os 18 professores concludentes do curso de formação, os quais são docentes de graduação e pós-graduação de uma instituição federal de ensino superior brasileira. Para o alcance do objetivo desta pesquisa, os participantes foram convidados a avaliar o alinhamento de diferentes aspectos inerentes ao curso (materiais didáticos, metodologia de ensino, processo de interação e a plataforma utilizada), conforme categorias de análise alinhadas aos pilares do diálogo freireano: afetividade, mediação, colaboração, autonomia e criticidade. Paralelamente, também foram questionados sobre as funcionalidades do Google Classroom, indicando vantagens e desvantagens. O instrumento de coleta de dados foi um questionário on-line aplicado ao final do curso contendo perguntas fechadas e abertas. Os dados da pesquisa também reuniram depoimentos dos participantes em mensagens compartilhadas durante a formação. Os resultados apontam o alinhamento do curso com a proposta dialógica freireana, bem como o potencial da Plataforma Google Classroom em viabilizar tal abordagem em cursos ofertados de forma on-line.

Palavras-chave


Formação de Professores; Diálogo; Paulo Freire; Google Classroom; COVID-19

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020