DISBIOSE INTESTINAL E USO DE PREBIÓTICOS E PROBIÓTICOS COMO PROMOTORES DA SAÚDE HUMANA

Eliane Marta Quinones, Renata dos Santos Santana, Beatriz Santana Dias Barbosa, Edneide dos Santos Nascimento, Patrícia Castor de Souza, Nayara Cavalcanti

Resumo


O objetivo da pesquisa foi revisar estudos relacionados a disbiose intestinal, suas causas e malefícios a saúde do hospedeiro. É mencionado que problemas como disbiose é ocasionado por um desequilíbrio da microbiota intestinal e por alguns fatores que estão ligados a vida moderna, e a alimentação é um desses fatores, fazendo com que haja um aumento expressivo dessa patologia nos últimos anos.
A proposta de uma alimentação saudável vem se mostrando extremamente eficaz na promoção de uma melhor qualidade de vida e saúde intestinal do indivíduo.
Os probióticos são definidos como microrganismos vivos, que quando administrados em quantidades satisfatórias e adequadas checam grandes benefícios ao hospedeiro, constatando significativa melhora na modulação da microbiota intestinal.
Os prebióticos são denominados substâncias fermentadas que causam mudanças na formação e atividade da microbiota gastrintestinal, resultando em benefícios a saúde e bem-estar do hospedeiro. Com isso concluiu-se que a alimentação tem papel fundamental para regulação da flora intestinal e que várias doenças estão associadas a problemas no intestino. Os alimentos funcionais como os probióticos e prebióticos vem com a proposta de modulação e equilíbrio dessa microbiota, assegurando grandes melhorias a saúde do hospedeiro.

Texto completo:

PDF


ISSN - 2525-5827