FATORES DEMOGRÁFICOS, COMPORTAMENTAIS E INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (ISTs) AVALIADOS EM UNIVERSITÁRIAS DA ÁREA DA SAÚDE NA CIDADE DE SANTOS

Carolina Calzavara Trevisan, Gabriela Procópio Cavallaro, Isabela Ferreira Gonçalves, Silvio Martinelli

Resumo


Objetivo: avaliar em mulheres universitárias da área de saúde de Santos dados comportamentais e frequência de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de dados demográficos, uso de métodos anticoncepcionais e visitas ao ginecologista.
Métodos: aplicação de questionário no grupo de mulheres universitárias em quatro blocos de perguntas. Resultados: foram entrevistadas 273 mulheres, 31 (11,35%) responderam que tem ou já tiveram alguma infecção sexualmente transmissível. Desse grupo, apenas 12 (38,7%) utilizam preservativo como método de proteção, quatro (12,9%) tiveram relação com mais de 10 parceiros nos últimos dois anos, 16 (51,61%) não tiveram a disciplina de sexualidade na escola e nove (29,03%) não receberam orientação sobre ISTs do ginecologista.
Conclusão: Reforça-se a necessidade de atividades educativas com a população jovem, a inclusão de disciplinas na formação curricular relacionadas à sexualidade e a prevenção das IST nas escolas, por seu importante papel no ensino.

Texto completo:

PDF


ISSN - 2525-5827