A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE CONTABILIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: aprendizado ou construção?
Resumo
Atualmente a educação a distância (EaD) se configura como uma modalidade de formação em nível superior, em espaços/tempos distintos, com o auxilio das tecnologias. O professor que atua no curso de Ciências Contábeis nesta modalidade assume dois desafios; um relacionado a docência, por não possuir embasamento pedagógico advindo de sua formação inicial e, um segundo ponto é a tarefa de aprender ou construir uma prática pedagógica que garanta o ensino/aprendizagem. Esta pesquisa investiga a prática pedagógica, tendo como objetivo principal a compreensão desta prática e, como específico, identificar características e condições de trabalho oferecidas por Instituições de Nível Superior (IES), bem como, aos procedimentos didáticos utilizados pelo docente que atua de forma virtual. A problemática surge a partir da experiência de docentes do curso de Ciências Contábeis a distância, de IES no Município de Santos. Os pressupostos apontam por dificuldades dos alunos em compreender o processo de mediação e interatividade virtual. A construção teórica do objeto tomou por base os estudos de Tardif et Lessard (2002; 2006), Pimenta (2012), dentre outros autores que dão sustentação teórica a temática. A abordagem da pesquisa é qualitativa com o auxilio da revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostraram que a prática pedagógica destes sujeitos é construída dia a dia, se moldando e se ressignificando a partir dos eventos ocorridos, das novas tecnologias e experiências compartilhadas entre os pares.
Palavras-chave
Prática Pedagógica, Educação a distância, Ciências Contábeis.
Texto completo:
PDFISSN: 2526-0669