ANÁLISE DOS ESTILOS DE LIDERANÇA EM UMA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Resumo
As organizações são únicas, cada qual constituída com base em sua cultura organizacional. O mesmo vale para as pessoas, singulares em suas crenças e valores, o que demanda enxergá-las como indivíduos. A liderança exerce um fundamental papel na competitividade das organizações. Espera-se dela o alcance dos resultados corporativos, por meio das pessoas, na medida em que concilia entre as partes – indivíduos e organizações – seus interesses, objetivos e propósitos. Aborda-se aqui as definições de liderança, as principais características do líder e os estilos presentes na organização. Dentro do contexto foram pesquisados e identificados conceitos e modelos que delineiam o tema tratado. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva e estruturada com a utilização de questionários específicos que permitiram avaliar o comportamento da liderança na empresa, a percepção dos funcionários quanto ao clima organizacional e as relações líder x funcionário e funcionário x funcionário. Após a coleta dos dados, estes foram analisados e assim mostrando como resultado, o estilo de liderança autocrático, com maior percepção pelos funcionários e com impacto negativo apontado pelos mesmos. Ao final da análise dos dados, foram indicadas algumas sugestões de possíveis ações a serem tomadas pelo líder, por meio de uma nova pesquisa de campo ou por meio da utilização dos resultados apontados nesse relatório, a fim de sinalizar mudanças necessárias às lideranças, em meio às novas gerações e concepções da força de trabalho, bem como na gestão do clima organizacional das organizações contemporâneas.
Palavras-chave
Administração Pública; Gestão de Pessoas; Liderança
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PDFISSN: 2526-0669