FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE CURRÍCULO E PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO.
Resumo
Este artigo busca refletir como estudantes de licenciatura em ciências sociais pensam o ensino de sociologia na educação básica brasileira a partir de como propõem trabalhar temas de sociologia urbana com seus estudantes de ensino médio em um Projeto de Prática Docente. Primeiramente, o trabalho discute alguns artigos que trazem questões contemporâneas sobre a presença da sociologia enquanto disciplina na educação básica brasileira e em seguida discute a importância de se pensar sobre como os próprios professores de sociologia estão sendo formados. Em uma segunda parte, apresenta a experiência do Projeto de Prática Docente, desenvolvido pelos formandos de um curso de licenciatura em Ciências Sociais. Em uma terceira parte, são analisados dois projetos e algumas questões e desafios são apontados a partir dessa análise. Pretendemos que esse estudo possa contribuir para estudos posteriores sobre os desafios e especificidades da formação daqueles que estarão ensinando sociologia no ensino médio.
Palavras-chave
formação, formação de professores, formação continuada