GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE CRIANÇAS COM TDAH

Jaíne Lorivânia Neckel da Silva, Ciliene Zeferino, Francieli Cristina Zamboni Holz, Leomara Adelina Pedó, Marineiva Moro Campos de Oliveira

Resumo


O estudo teve como objetivo analisar a interseção entre a gamificação e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos diagnosticados com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Nesse sentido, a investigação baseia-se em uma prática de intervenção realizada durante curso de especialização, envolvendo estudantes do AEE misto e uma turma do ensino regular na qual esses alunos estão incluídos. Durante a intervenção, a gamificação foi aplicada para trabalhar conceitos de matemática e outras áreas do conhecimento. Os resultados mostram que os jogos pedagógicos virtuais têm potencial para serem utilizados como meio de desenvolver a atenção e o interesse dos alunos com TDAH, pois eles ampliam o engajamento, o que consequentemente melhora a aprendizagem. Conclui-se que a gamificação é uma prática educacional importante quando se trata de adaptar o conteúdo no contexto do AEE, pois responde às necessidades específicas dos estudantes com TDAH.

Palavras-chave


Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; Atendimento educacional especializado; Jogos pedagógicos; Aprendizagem; Gamificação.



ISSN - 2447-8377 -