INCLUSÃO SOCIAL: APRENDIZAGEM DA LÍNGUA VISUAL – LIBRAS – PARA ALUNOS SURDOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra

Resumo


A presente pesquisa, trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência no campus Princesa Isabel - IFPB, no projeto de extensão denominado “Inclusão social: Aprendizagem da Língua visual - LIBRAS - para alunos surdos”, e surgiu a partir de uma demanda da própria comunidade do município de Jurú – PB. Esse é um dos desafios enfrentados por esse grupo social. Para atender a essa demanda de inclusão linguística e social enfrentada pelos deficientes auditivos, foram ministradas de aulas de LIBRAS para a comunidade de Jurú, com foco nos alunos das escolas públicas da cidade que têm deficiência auditiva. Além disso, foi proporcionado a esse público tão carente a possibilidade de ter um acesso adequado à comunicação e, consequentemente, à inclusão social, pois, em cidades mais distantes dos grandes centros urbanos, é comum a escassez de conhecimento em LIBRAS devido à falta de profissionais especializados nessas localidades.

Palavras-chave


Curricularização, Extensão, Comunidade

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ISSN - 2447-8377 -