O USO DA ESTATÍSTICA NA PESQUISA EDUCACIONAL BRASILEIRA
Resumo
Este trabalho tem como tema a pesquisa educacional brasileira. Objetiva revisar a literatura crítica sobre a pesquisa educacional brasileira, apresentando a origem e a evolução do uso da Estatística no seu meio. Consiste em material importante para a área Educação Estatística. Para tanto, utiliza as seguintes metodologias: o paradigma neoperspectivista, como eixo epistemológico de investigação; o método hipotético-indutivo, como seu eixo lógico de investigação; como eixo técnico, operacionaliza-se um ensaio bibliográfico e documental, resultado de um anteprojeto de Iniciação Científica. Discute que o papel da quantificação na pesquisa educacional brasileira é restrito à análise estatística descritiva, ou seja, a localização da moda e da mediana, o cálculo de média, variância e desvio padrão, no fito de retratar o perfil de estudantes de determinadas classes, em determinadas instituições de ensino, para fins de planejamento e implementação do projeto político-pedagógico. Portanto, o seu uso é ainda pouco tradicional na pesquisa educacional brasileira.
Palavras-chave
Pesquisa educacional; Metodologias quantitativas.