METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ÁREA DE CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar o contexto histórico das metodologias ativas e do ensino tradicional para compreender a melhor abordagem da área de ensino de Ciências da Natureza a fim de romper os paradigmas que impedem os alunos de exercerem a construção do conhecimento de forma ativa. Por meio da proposta das metodologias ativas, o professor pode ampliar a relação do ensino-aprendizagem de forma dinâmica, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com finalidade de promover à formação integral dos educandos, tornando-os capazes de resolver situações complexas, voltado a área de Ciências da Natureza, no cotidiano com autonomia, para favorecer o crescimento pessoal e social, assim como uma visão crítica de mundo. Esta pesquisa envolve uma revisão bibliográfica baseada em livros digitais e/ou impressos e artigos científicos sobre os tipos de metodologias ativas voltadas a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com finalidade de propor uma nova visão de mundo e prazer aos educandos ao buscar por esta área. Este trabalho destina-se enfatizar a importância da utilização da ciência como um aliado aos recursos em pedagogia para desenvolver a educação.
Palavras-chave
Educação; metodologias ativas; ensino de ciências da natureza.