REFLEXÃO E RELATO DE MINHA VIVÊNCIA ACADÊMICA DURANTE OS ESTÁGIOS NO CURSO DE LETRAS UFMT/CUA
Resumo
Este é um estudo de natureza qualitativa, pois possibilita uma análise autorreflexiva, de cunho descritivo. O objetivo é relatar e reflexionar minha vivência acadêmica em relação à importância dos estágios realizados na minha graduação. Participei de três estágios durante a graduação: PIBID, PRP e Estágio Supervisionado. Descrevo como os estágios ocorreram, seus estudos teóricos, ensinamentos e experiências adquiridas. Reflexiono sobre a contribuição dos estágios durante a formação acadêmica, bem como o desenvolvimento da minha identidade profissional. O intuito é construir lastro que ajude na preparação de outros graduandos em virtude da prática docente, dispondo-os de condições básicas para atuarem como educadores. Quanto à finalidade, a pesquisa foi básica, já que objetiva o avanço do conhecimento na área dos Estágios durante a minha graduação do Curso de Licenciatura em Letras da UFMT-CUA. Quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois, apenas, descreve a minha vivência. Quanto à estratégia, é bibliográfica/participante. Quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Alguns teóricos como Maurice Tardif, com sua obra Saberes docentes & formação profissional. (2002); Selma Garrido Pimenta e Sandra Azzi, no estudo do livro Formação dos Professores: identidade e saberes da docência. (1999), Rubens Alves, Entre a ciência e a sapiência - O dilema da educação (2000), entre outros, são os eixos condutores das reflexões, teóricos ao qual fui apresentada durante minha formação para fundamentar essa pesquisa. Analiso, brevemente, os Saberes Docentes, uma vez que promoveram subsídios tão importantes para o desempenho das práticas pedagógicas. Diante disso, me foi possibilitada ter uma visão mais abrangente em relação à minha futura profissão docente. Os estágios me deram oportunidades, orientações e experiências para lidar com as situações que, talvez, ocorrerão no cotidiano do âmbito escolar e também me ajudaram a desenvolver meu objetivo maior, aprender, ensinar e reaprender.
Palavras-chave
Estágio Supervisionado; Práticas Pedagógicas; Saberes Docentes; PIBID; PRP