PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: ESTUDO DE CASO DE DOCENTES DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA
Resumo
Muitas escolas ainda estão se adaptando à nova realidade de ensinar de forma remota, como medida para conter a propagação do novo coronavírus. Assim, de uma hora para a outra, as aulas presenciais precisaram ser substituídas para o formato remoto e os desafios dessa transição temporária são imensos. Para os alunos com acesso à internet, o grande desafio é aprender a gerenciar o tempo dentro de casa e ter disciplina para estudar num modelo combinado de atividades síncronas e assíncronas. Tudo isso no contexto de stress por estarem confinados em casa, longe dos amigos e professores e vivendo no contexto de uma pandemia internacional. Para os professores, aprender a adaptar as costumeiras aulas presenciais para aulas virtuais também não é nada fácil, ainda mais sem prévia formação pedagógica e tecnológica, como acontece em muitas escolas. Para as instituições de ensino, existe a dificuldade da falta de estrutura em tecnologia da informação e comunicação (TIC) e a resistência ao uso de ferramentas virtuais para ensino por parte de uma parcela considerável de professores e de alunos. Embora estejamos vivendo esse momento desafiador, há, por outro lado, um grande leque de opções de soluções para contornar a crise. Nosso objetivo é demostrar a relevância do letramento em suas múltiplas dimensões no contexto do ensino. A pesquisa se classifica como qualitativa e dialética de caráter exploratório, seu foco está no acompanhamento dos responsáveis nas aulas remotas, buscando compreender o comportamento do estudante levando a reflexão das suas particularidades e experiências individuais, desempenhando um papel importante nos letramentos tradicionais e digitais. Essa fase da pesquisa foi bibliográfica, sustentada pelos pressupostos epistemológicos dos seguintes autores: Santos (2020), Santaella (2014), Soares (2009), Coscarelli e Ribeiro (2014). Como resultado da pesquisa com cem pessoas da região de Santos e São Vicente percebemos a importância de estabelecer uma rotina de estudo e se atentar em realizar atividades de maneira lúdica, são possibilidades para amenizar um período tão difícil e repleto de incertezas.
Palavras-chave: Ensino Remoto; Multiletramento; Covid-19.
Palavras-chave: Ensino Remoto; Multiletramento; Covid-19.
Palavras-chave
Tecnologia Digital de Informação e Comunicação; Aprendizagem significativa; Ensino Remoto.