O USO DE TECNOLOGIAS PELOS PROFESSORES NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE FOZ DO IGUAÇU
Resumo
O presente artigo tem como intuito discutir o uso das tecnologias digitais por professores da rede pública estadual de ensino da cidade de Foz do Iguaçu - PR. O trabalho é resultado de parte das atividades desenvolvidas por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio - PIBIC-EM, envolvendo professores e estudantes de uma Universidade Federal do Paraná e estudantes pesquisadores do ensino médio do Instituto Federal do Paraná - IFPR. Para o desenvolvimento deste material foi adotada uma metodologia de análise de conteúdo sendo esta dividida em três etapas: 1) Revisão bibliográfica; 2) Coleta de dados a partir de questionário elaborado e aplicado e 3) Categorização, análise e discussão dos dados obtidos. Os resultados apontam que apesar dos constantes avanços tecnológicos, a maioria das escolas ainda não dispõem de uma infraestrutura adequada ao uso de computadores, tablets, celulares e acesso a internet de banda larga e também deixam a desejar quando o assunto é formação continuada aos professores para o uso das tecnologias no ensino.
Palavras-chave
tecnologias digitais, ensinancia-aprendencia, formação docente.