OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO COMÉRCIO EXTERIOR: O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO TÁTICA DE GESTÃO DE CRISES

Kaynara Ritton Messias, Rebeca de Oliveira Lopes, Sthefany Santos Braz Nunes, Vanessa Regine dos Santos

Resumo


Organizações ao redor do mundo estão sofrendo os impactos socioeconômicos provocados pela pandemia de COVID-19, impactos que se sentem no atual cenário de crise global. Este artigo científico busca analisar e compreender esse impacto gerado pela pandemia, assim como refletir sobre estratégias para lidar com essa crise sem precedentes no Brasil. Com foco na empresa Nelore Prime, que atua no ramo de distribuição de bebidas e alimentos na Baixada Santista, analisamos como foi primordial adotar medidas objetivas para minimizar os reflexos nocivos dentro da gestão organizacional. Nesse contexto, para o enfrentamento e redução de impactos da pandemia de modo geral, foi realizado um estudo baseado em análises de artigos e livros a partir de dados nacionais e internacionais sobre a disciplina de Planejamento Estratégico bem como do novo Coronavírus. Considerando esse cenário cheio de incertezas que é tão novo para todos, abordamos o quão imprescindível foi a adoção de estratégias para minimizar impactos desfavoráveis às atividades corporativas, tais como: comunicação eficiente, planejamento do trabalho, aprimoramento digital e adoção de medidas visando o bem-estar dos trabalhadores, entre outros.

 

Palavras-chave:  Pandemia; Estratégia; Análise; Impactos Socioeconômicos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.