FATORES DE PERMANÊNCIA DOS CONCLUINTES NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA

Vanessa Leonel Falchi, Cristiane Lopes Simão Lemos, João Paulo da Silva Spindola

Resumo


A modalidade de ensino a distância tem como essência a ampliação do acesso à educação, mas tem convivido com diversas problemáticas em relação à permanência do estudante nessa forma de ensinar e aprender. Nessa perspectiva a não conclusão dos cursos tem sido um problema frequente, especialmente no ensino superior a distância, o que tem estimulado diversos estudos para a compreensão dessa problemática. O objetivo do presente trabalho foi analisar os fatores que influenciaram a permanência dos acadêmicos de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas modalidade a distância. Especificamente, buscou-se compreender: o perfil dos acadêmicos concluintes, as influências das relações interpessoais e interprofissionais, as motivações dos acadêmicos, ambas relacionadas à permanência do acadêmico no curso até a sua conclusão. Como trajetória metodológica, optou-se por um questionário autoaplicável para os acadêmicos do último período do curso. Os dados quantitativos foram analisados por meio da estatística descritiva e os dados qualitativos pela análise de conteúdo do tipo temática. Foi observado que o perfil dos acadêmicos que permaneceram até o final do curso foi representado predominantemente pelo sexo feminino (84%) e por adultos com faixa etária de 31 a 40 anos (64,5%). No que se refere à trajetória profissional dos acadêmicos, cerca de 96,77% trabalharam durante o curso, dos quais 48,39% estavam inseridos em um regime de 40 horas semanais. Além disso, uma parcela de 66,67% afirmou que teve apoio por parte do empregador. As relações interpessoais dos graduandos foram consideradas por 96,77% como influência para a permanência no curso. Ademais, os fatores apontados pelos acadêmicos como sendo os de maior relevância na contribuição para a conclusão do curso formam as motivações financeiras, busca de profissionalização e as motivações adquiridas por meio das relações pessoais com família, amigos, colegas, tutores e professores do curso.

Palavras-chave


Educação a Distância; Fatores de permanência; Evasão.

Texto completo:

PDF PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020